segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Acordês

Já há algum tempo em vigor, o acordo ortográfico desperta ainda muitas dúvidas e contrariedades, tanto no Brasil como em Portugal. Eu acho que o português, como qualquer outra língua viva, pode mudar.
Já se escreveu pfarmácia,  photografia,  arihmetica, systema, fallar, escripta, addição, números decimaes, cincoenta, etc. etc….Possivelmente, aos que tiveram de se habituar a escrever, farmácia, fotografia, aritmética, sistema, falar, escrita, adição, números decimais, cinquenta, também o facto não deve ter agradado!
Não deve ser complicado para quem começa a aprender e entra logo no acordo, como os nossos estudantes por volta de 2010 mas para os adultos foi e continua a ser uma pedra no sapato. Falando por mim, fico muitas vezes confuso e, umas vezes escrevo à antiga, outras vezes já escrevo em “acordês”!
Vale-me agora o corretor ortográfico do word que mesmo agora me corrigiu quando quis escrever “acordês”. Então, portugueses e brasileiros, já que acordaram, para a frente com o “acordês”!

 Não aprendemos também francês, inglês e outras que mais?

2 comentários: